segunda-feira, janeiro 13, 2014

PROJETO RONDON CHEGA A BARRO PRETO


Com o objetivo de buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e amplie o bem-estar da população, o Projeto Rondon Regional estará visitando os municípios de Almadina, Arataca e Barro Preto entre os próximos dias 13 e 20 de janeiro. De acora do com o professor Guilhardes Jesus Júnior, que está coordenando o projeto na região, a ideia é que a iniciativa seja estendida a todos os municípios da região. 

O Projeto Rondon chega ao Sul da Bahia através de uma articulação com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Território Litoral Sul. “Recebemos um convite por meio da coordenação do projeto para buscar parcerias em municípios com maior carência social. Conseguimos com os gestores as contrapartidas necessárias para que o projeto aconteça”, declarou o Agente de Desenvolvimento do Territorial/Seplan, Marcos Souza. 

A base do projeto está instalada no Núcleo de Operações Regionais da Uesc, coordenado pelos professores Guilhardes Jesus Júnior e Amarildo José Morett. A realização de Operações regionais é de iniciativa de instituições de ensino superior que implantam Núcleos locais e se responsabilizam por todas as atividades de articulação, logística, seleção e treinamento de voluntários. Para essa Operação, a Uesc contou com a colaboração do Ministério da Defesa na doação dos kits de fardamento dos rondonistas. 


Projeto 

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon nacional é um plano de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários, que levam lições de vida e de cidadania. O Projeto é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis. 

As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.






Nenhum comentário:

Postar um comentário