segunda-feira, julho 01, 2013

BARRO PRETO TERÁ STAND NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE E CACAU

Os últimos detalhes para montagem do stand do município de Barro Preto no V Festival Internacional do Chocolate e Cacau estão sendo ajustados. O município em parceria com o Sindicato Rural, Centro Mais de Ciência do Cacau (MARS CACAU) e comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) apresentará o projeto Barro Preto, que tem sido elogiado por ambientalistas e especialistas do agronegócio.

O projeto Barro Preto que vem sendo desenvolvido para revitalizar o setor, além de comprometido com a sustentabilidade e com o aumento dos lucros tem o objetivo de resgatar o orgulho do povo que desenvolveu uma atividade agropecuária que é um modelo de preservação ambiental. 

A iniciativa conta com 12 técnicos envolvidos. O objetivo alem de capacitar produtores para o uso de tecnologias sustentáveis, é incentivar a diversificação de culturas e possibilitar a identificação via satélite nas propriedades das arvores ameaçadas de extinção, método conhecido como georreferenciamento. A partir  do manejo de árvores exóticas para aumentar a exposição dos cacaueiros à luz do sol, pretende-se ampliar a produção de espécies ameaçadas de extinção.

O produtor segundo a proposta repõe entre 3 e 5 árvores para cada uma que seja necessária retirar, georreferenciado as novas espécies plantadas, é uma iniciativa que prova ser possível viabilizar não apenas a produção de cacau, mas também a exploração sustentável de outras culturas e a preservação de espécies nativas da mata-atlântica como pau-brasil e o jequitibá.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau tem início no próximo dia 3 e vai até o dia 7, e contará com diversos outros stands, exposições, palestras, cursos e shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário