sábado, maio 24, 2014

AUSÊNCIA DO CONSELHO TUTELAR DE BARRO PRETO NA CAMINHADA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A ausência de membros do Conselho Tutelar de Barro Preto nas atividades de proteção a criança e o adolescente tem causado estranheza na sociedade Barropretense.

O conselho que tem a obrigação de participar de ações de combate a maus tratos, abusos sexuais e outras atrocidades contra as crianças e adolescentes de Barro Preto, tem se ausentado de aparições públicas e vem agindo na maioria das vezes entre quatro paredes (sede), ressaltando que apesar do não comparecimento o Conselho tem um bom desempenho em suas atividades.

Pelo segundo ano consecutivo o Município realizou a caminhada do  dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Comitê Nacional realiza e fortalece as ações de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes, por meio de campanhas nacionais e apoio às ações dos comitês estaduais/distrital e pontos focais pelo Brasil. Dentre as suas metas, está a promoção da Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

Segundo consta no artigo 136 do Estatuto da criança e do adolescente ECA,  são atribuições do Conselho Tutelar e, consequentemente, do conselheiro tutelar atender não só às crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis. 

O Conselho Tutelar pode ser acionado para atividades de proteção a crianças e adolescentes toda vez que se perceba abuso ou situações de risco contra os mesmos.
Aqui fica uma pergunta no ar, porque que os conselheiros de Barro Preto que diga-se de passagem são remunerados com recursos públicos Municipais não tem comparecido as atividades públicas de proteção as crianças e adolescentes?





Um comentário:

  1. O Conselho tutelar de nossa cidade diga-se de passagem foi elogiados por autoridades competentes como um dos mais atuantes de nossa região, segundo pode constatar a comunidade, sua atuação vai além de suas obrigações o que causa um certo incomodo as autoridades deste município, atuar vai muito além de posar em fotos e dá uma volta na cidade, só podem falar do desempenho destes profissionais quem realmente precisou deles e foram atendidos, com respeito e humanidade. Ha como cidadão e digno desta resposta pelo não comparecimento, se dirija ao Conselho e tenha esta resposta, com certeza eles terão para prestar, e só para esclarecer a sua falta de conhecimento, não consta em lugar algum no estatuto da criança e do adolescente a obrigatoriedade dos membros participarem de manifestações públicas, a salvo, se houvesse uma denúncia onde os direitos e segurança da criança e adolescentes estivessem sendo violados.

    ResponderExcluir