sexta-feira, abril 10, 2015

BARRO PRETO: PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO DIA DA CIDADE

Vanoly Cigano
No próximo dia 17 Barro Preto completa 53 anos de emancipação política e para comemorar essa data a prefeitura divulgou na tarde desta sexta-feira a programação oficial alusiva ao aniversário do município. Tem início às 6HAM com alvorada, seguindo de missa às 8HAM. Às 10HAM hasteamento das bandeiras da Bahia, Brasil e Município, com a presença de convidados e autoridades locais e regionais com apresentação da fanfara municipal, em seguida a prefeita Jaqueline Motta assinará a ordem de serviço e apresentação do projeto de construçzão da quadra coberta poliesportiva com capacidade para atender x pessoas, no valor de quase R$510,000,00, quer será executada pela empresa vencedora da licitação ZM Construções e serviços LTDA. 

Já às 10:30H a prefeita assina a ordem de serviço para construção da escola no bairro Bonfinzão com 6 salas de aula e capacidade para quase 600 alunos. A obra de 1.000.022,00 será tocada pela vencedora da licitação Interbahia construções e edificações LTDA.
No período da tarde às 16h acontece o Micareta Social com bloco carnavalesco da secretaria de assistência social com 800 componentes que será puxado pelas ruas da cidade por mini-trio e animado pela banda de marchinhas Descasados.

A partir das 20h teremos apresentação de bandas locais; As Mira Pira, Piriguetos, Sound Amor e Márcio José fechando a primeira noite de festa.
Já no dia 18, sábado é a vez da apresentação das bandas Top Hit e Oz Quebre City, e a atração mais esperada da noite, o cantor Vanoly Cigano que promete movimentar a noite de Barro Preto.
No domingo dia 19 para encerrar a festa dos 53 anos de Barro Preto, acontece o encontro de paredões que terá inicio às 15h no estádio municipal Jonival Lucas. Os organizadores do evento pretendem atrair um público para lotar o estádio.
Era originalmente um distrito de Ilhéus, chamado então de Limoeiro, e criado pelo decreto 8678 (de 1933). Cinco anos depois, o distrito passou a pertencer a outro, chamado Morro Redondo, passando a se chamar Barro Preto.

Em 1955, com a emancipação de Itajuípe, Barro Preto foi incorporado ao novo Município.

Em 1962 foi finalmente emancipada, com a lei estadual 1678, de 17 de abril, daquele ano, sendo sua instalação no ano seguinte, quando assumira o governo do estado o ex-Prefeito de Jequié, Lomanto Júnior. Este conseguira para a nova cidade suas primeiras instalações de água e luz, o que motivou a mudança do nome original - Barro Preto - para homenagear este político.

Com a lei estadual nº 2449, de 10 de abril de 1967, Barro Preto passou a chamar-se Governador Lomanto Júnior, em homenagem ao ex-governador do estado Lomanto Júnior, cuja vigência dependia da promulgação da divisão do Estado da Bahia. No entanto, pelo parecer da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do estado da Bahia, órgão responsável pela divisão territorial do estado, o município de Governador Lomanto Júnior voltou a denominar-se Barro Preto.

Um comentário:

  1. E isso ai jakeline barro preto merece se comemorado essa data tao importante.um pouco triste por que essa data e alembrada por um triste acontercimento .

    ResponderExcluir